Piemonte

 

Uma das viagens mais incríveis que fizemos foi conhecer esta região no norte da Itália. As paisagens da Langhe e Roero evocam fortes emoções durante todo o ano. Suas colinas de vinhedos, castelos magníficos que dominam os vales cheios de vilarejos pitorescos e vinícolas, tornam a área do Piemonte uma das regiões mais cênicas e interessante da Itália. No entanto, o outono é o tempo ideal para admirar sua beleza, descobrir os seus tesouros, e saborear as delícias gastronômicas, e apreciar a cultura do vinho. A culinária é riquíssima e extremamente sofisticada, pratos altamente elaborados e naturalmente servidos com a maravilhosa trufa da região.


GOVONE

Situado na área de Roero, tem cerca de 2.000 habitantes, localizada em uma colina à 300 metros acima do nível do mar. Suas características são as suas adegas com excelente produção de Barbera, Bonarda, Dolcetto, Nebbiolo e Arneis. O Castelo Real de Govone é uma das residências da família real de Savoy .Local do restaurante, La Scuderiadel Castelo,ideal para viver uma maravilhosa experiência culinária! Os pratos são uma expressão autêntica do território e da grande tradição dos produtos típicos da Langhe.

NEIVE

É a grande produtora de vinho. Existem quatro tipos de vinhos produzidos: Barbera d’Alba, Dolcetto d’Alba, Barbaresco e Moscato d’Asti. A vinícola fica na área subterrânea do Castelo da cidade, onde ocorre a visita. Toda a produção de vinho, cerca de 12.000 garrafas por ano, é produzido a partir de uvas da propriedade.

Nesta região está o Guido da Castiglione, um restaurante que possui uma estrela Michelin. A cozinha é tipicamente mediterrânea e Piemontese com alguns toques contemporâneos.

ALBA

Conhecida como “a cidade das cem torres medievais”, onde estas são bem conservadas no centro antigo da cidade. É um excelente lugar para comer e não é à toa que ela é conhecida como a “capital gourmet do Piemonte”, e também como a “capital do tartufo”,onde todos os anos acontece o maior Mercado do Tartufo da Itália. É famosa por suas trufas brancas e pelos chocolates Ferrero Rocher e onde o lendário chocolate Gianduia foi inventado.

Não deixe de visitar as cidades de Grinzane, e La Morra. Ao longo da estrada que leva para o Castello di Grinzane Cavouré impossível não ficar fascinado pelo espetáculo diante de seus olhos, as colinas e os vinhedos com aquela névoa característica dessa região, fascina….

BAROLO

Com o castelo do Marquês Falletti de Barolo, uma poderosa família de banqueiros, onde imperdível é a visita ao Museu do Vinho, emocionante viagem na cultura do vinho.

TRUFAS

A magia de caçar trufas na floresta, com o “trifolau“, o caçador de tartufo e seu cão fiel é uma experiência que fica na memória. Vamos descobrir a origem desta túbera preciosa, e rara, que nasce em meio aos bosques da Itália.

A trufa em português, ou “tartufo” em italiano, são os nomes vulgarmente dados aos corpos frutíferos subterrâneos das espécies de Tuber, um gênero de fungos da família Tuberaceae. Nome científico: Tubermagnatun. Algumas das espécies têm sabor e aroma agradáveis, sendo consumidas pelo homem há mais de três mil anos.

Ela é como um cogumelo que se desenvolve debaixo da terra, a uma profundidade de 4 a 40 centímetros e estabelece uma relação de simbiose (troca) com as raízes de árvores como o carvalho, o pinheiro mediterrâneo, a castanheira, salgueiro, álamo e tílias, e ainda por ser incapaz de realizar a fotossíntese, captura nutrientes das raízes de árvore. Já ás árvores extraem os sais minerais vindos das trufas. Por isso é uma relação de simbiose, pois há benefícios em ambas as espécies.

Existem cerca de 70 variedades, sendo que as duas mais importantes são: a branca e a negra . O período de colheita da trufa branca em Alba vai de outubro a dezembro. A trufa é muito difícil de ser encontrada e não pode ser cultivada (até agora). Isso a torna objeto de desejo de muitos gourmets e chefs, elevando seu valor a níveis estratosféricos (aprox. €4.000,00 o quilo da trufa branca). É complicado explicar os aromas e sabores da trufa, e é por isso que é utilizadas nos pratos gourmets de todo o mundo. Ela é única. Podemos dizer de forma simplista que seu aroma é uma mistura de alho, queijo, gás, fungos, chocolate, manteiga, cera e tantos outros.


Ainda não se conhece todo o seu processo de desenvolvimento. Assim como os outros fungos, a trufa é rica em água, contendo cerca de 80% a 90% de sua composição. Possui também proteínas, hidratos de carbono e há baixo teor calórico.

Trufas são difíceis de transportar e não duram muito tempo, por isso se você quer mesmo se deliciar com elas, é melhor ir direto à fonte. Se você tiver sorte o suficiente para visitar a cidade durante a temporada de trufas, nos restaurantes locais você poderá se deliciar com as trufas brancas raladas em todos os seus pratos.

A escassez das trufas brancas em Alba também desempenham um papel significativo no seu custo, elas são mais escassas do que qualquer outro tipo de trufa, e porque brancas são impossíveis de cultivar, aquelasque existem devem ser encontradas na natureza. E o fato de que as trufas brancas frescas de inverno só podem ser caçadas e colhidas durante uma estação muito curta, geralmente entre outubro à dezembro , acrescenta mais valor ao seu preço.

CAÇA AS TRUFAS

Na Itália o caçador de trufas é chamado de Tartufaio ou trufolau, ou em português, trufeiro Ele deve respeitar a Lei Nacional e Regional italiana quanto a caça e a comercialização da trufa. Ainda devem realizar um curso e passar em um exame para poder ter o “patentino”, ou seja, uma carteira oficial de tartufaio.

Para encontrar as trufas é necessário o auxílio de cães treinados que conseguem identificar a localização exata aonde se encontra o fungo, caso contrário, são muito difíceis de serem descobertas. O cão somente encontra a trufa madura, pois quando ela está madura ela exala o seu cheiro, que é perceptível estes.

O amor, a confiança e o companheirismo entre o cão e homem é muito bem visível na caça as trufas. A caça normalmente é de manhã, e pode durar horas. O cão, ao sentir o cheiro da trufa, começa a mover rapidamente o rabinho (sinal para o caçador) que segura o cão, pois senão este ao cavar pode jogar longe a trufa.

O caçador deve escavar com a mão, ou com as ferramentas permitidas, que na Itália é o vanghetto, que é o único instrumento liberado por lei. Deve-se cavar com cuidado para não danificar as raízes das árvores, pois manter o habitat natural da trufa é a regra mais importante!

Os arredores de Alba, ou especificamente, o triângulo formado pelas cidadezinhas piemontesas de Alba, Cuneo e Turim reúnem um número impressionante de restaurantes de altíssimo nível culinário, desde trattorias a lugares elegantes merecedores das mais altas cotações nos guias Michelin. 


Piazza Duomo | Piazza Risorgimento, 4 Alba - Tel
+39 0173 366167

A maior experiência gastronômica da minha vida, Enrico Crippa, 3 estrelas Michelin, é sinônimo de sabores fantásticos, espetacularmente elaborados e combinados. Serviço perfeito .

Real Castello | Via Umberto Primo 9 Verduno - Tel +39 0172 470125

Situa-se em um castelo . O ambiente é descontraído , os funcionários são atenciosos , a comida é excelente . Massas feitas lá mesmo, como ravioloni burro e sálvia, coelho ao estragão e torta de  avelãs com zabaione. 

All’Enoteca | Via Roma, 57, Canale - Tel +39 0173 95857 do chef Davide Palluda,  fica ao lado de uma enoteca especializada em vinhos da denominação local. Na verdade, o all’enoteca é “uma espécie de restaurante-conceitual-escola”.  

Guido da Costigliole | Località San Maurizio, 39, Santo Stefano Belbo - Tel
+39 0141 844455.

Excepcional restaurante, localizado no sub-solo do Relais San Maurizio, com uma decoração medieval, de muito bom gosto. Atendimento de primeira linha, com uma excelente carta de vinho.

Osteria del Boccondivino | via Mendicita' Istruita, 14, Bra - Tel+39 0172 425674

É considerada o berço do movimento SlowFood. Fica na cidade de Bra, próximo à Alba e Turim um belo menu fixo, incluindo pratos como vitellotonnato, fusilli com ragu de legumes e pudim ao mel.

Osteria Veglio | Frazioni Anunziata, 9, La Morra - Tel +39 0173 509341

Localizado no topo de uma das muitas colinas do Piemonte, em um ambiente agradável como um castelo.
A comida é deliciosa e o serviço impecável.   

Del Vignaiolo | Frazione Santa Maria, 12, La Morra - Tel +39 0173 50335

Frequentada por produtores de vinho locais, com excelentes vinhos para acompanhar pratos como tagliolini com linguiça e alcachofra com polenta, com mesinhas numa  área externa com piso de pedra e linda vista.



Piemonte
 
  
 




Este BLOG foi feito por nossa equipe de Travel Expert.
Entre em contato clicando na imagem abaixo: