Vietnam





A história do Vietnã começou há quase 3000 anos… O país passou por dominações chinesas, invasões mongóis e quando se tornou independente, não durou muito, pois passou a ser colônia francesa (fazia parte da Indochina, junto com Laos e Camboja). Durante a Segunda Guerra Mundial, quando ainda era parte da França, foi ocupado pelo Japão.

Houve muitas revoltas do exército comunista (liderado por Ho Chi Minh) para acabar com o domínio francês. Após o Acordo de Genebra de 1954, o país se tornou independente (foi dividido em dois: Vietnã do Norte e Vietnã do Sul). Mas com promessas de eleições democráticas que reunificariam o país .

Em épocas de Guerra Fria, esse país dividido originou uma outra guerra, conhecida como “Guerra do Vietnã” , que durou 20 anos (1955-1975). A grande potência socialista, União Soviética, apoiava o Vietnã do Norte, e a maior potência capitalista do mundo, Estados Unidos, apoiava o Vietnã do Sul.

O norte, socialista, queria reunificar o país, e para frear o crescimento desse sistema político pelo mundo, os EUA entraram em conflito com o Vietnã. Enviaram tropas e tropas, lançaram 14.300.000 toneladas de bombas (para você ter uma ideia, “apenas” 5.000.000 toneladas de bombas foram usadas na 2ª Guerra Mundial), e espalharam o maldito Agente Laranja (um desfolhante químico) sobre o território vietnamita, destruindo plantações, florestas e, infelizmente, pessoas. 4.8 milhões de pessoas foram expostas a essa substância, e outras milhões foram infectadas de maneira indireta, causando deformações sérias em várias gerações. Até hoje há milhares de crianças e adultos deformados, e morrendo precocemente.

Porém, apesar de todos os super armamentos, brigar com o Vietnã não foi nada fácil. O exército local estava bem treinado e adotava técnicas de guerrilha (vocês verão quando visitarem os Cu Chi Tunnels, perto de Ho Chi Minh City). O clima, geografia e vegetação também não foram favoráveis aos americanos. Mesmo que o número de mortes de soldados americanos tenha sido muito menor do que dos vietnamitas , a guerra não fazia mais sentido , os Estados Unidos recuaram e em 1975 a guerra chegou ao fim.

Em pouco tempo, em 1976, o Vietnã foi reunificado e passou a adotar oficialmente um regime socialista. Ho Chi Minh foi o grande herói dessa história toda. O líder é adorado e considerado um herói para o seu povo. O nome da cidade de Saigon, no sul, foi alterado para Ho Chi Minh City, há estátuas dele por todo o país.

Em 1986, o Vietnã mudou sua política econômica e se “reabriu”. Hoje vive um bom crescimento econômico, mas há bastante corrupção no país. Ainda hoje, a República Socialista do Vietnã é um país socialista. Só que bem aberto economicamente, com políticas bem capitalistas.

A vestimenta tradicional vietnamita, para as mulheres, é composta por uma longa bata (com mangas e golas, porém colada ao corpo) sobre uma calça no estilo pantalona. Não há restrições para turistas. Nem mesmo nos

templos, ninguém pede para você cobrir ombros e joelhos, ou tirar os sapatos. Mas saiba que o povo local anda completamente coberto, no frio ou no calor, para se proteger do sol .

A moeda do Vietnã é chamada de Vietanamese Dong (VDN) ou simplesmente “DONG”. Tudo no Vietnã é muito barato (hotel, comida, souvenirs, e etc). Mas mesmo assim, é obrigatório negociar.

Come-se muito bem no Vietnã. É considerada uma das culinárias mais saudáveis e frescas do mundo. ! A base está no arroz. Tudo é praticamente feito com: arroz, vegetais, temperos e alguma carne (que pode ser bovina, frango, porco, peixes, frutos do mar). A comida é muito “molhada” também. Muita sopa e molhos.

A maioria dos pratos é preparada com muito capim-limao, gengibre, menta e chili, e não é apimentada. Nem mesmo o chili deles é picante!

O que você não pode deixar de provar:

Spring Roll (Nem Cuon): rolinhos de salada e camarão no papel de arroz. Podem ser fritos ou crus e frios.

Pho: sopa que tomam o tempo todo!. É um caldo de carne/frango/porco, que vem com noodles e vegetais dentro.

Dumplings ou Ravioles Vietnamitas (Banh Bot Loc): Empanadinha de farinha de tapioca, recheada com carne.

Panquecas (Banh Bao): com vegetais e enrolam no papel de arroz!!!

Salada: de fios de manga, papaya e pepinos com caldo de peixe, folhas verdes e camarão, frango ou porco.

Baguette (Banh Mi): ! Vietnã foi dominado pela França, a influência é forte. Os recheios variam

Fish sauce: (molho de peixe) vai em tudo!

Café vietnamita: Eles trocam o leite + açúcar por leite condensado!.Quente ou gelado. O preparo é todo especial.

HANOI - É A capital e a segunda maior cidade do Vietnã . Está situada no norte do país, e tem uma população de 6.5 milhões de habitantes ).“Ha” significa Lago,e “Noi” significa “entre”: “entre dois lagos”, fazendo referência aos dois importantes lagos que limitavam a cidade: Westlake e Hoàn Kiêm.

HOI AN - Patrimônio da Humanidade pela Unesco e éo lugar mais charmoso do Vietnã. No passado, o local foi um importante porto comercial do Sudeste Asiático. Você verá traços vietnamitas, chineses, indianos, japoneses, franceses… Tudo junto e misturado, formando algo surpreendente.

Essa glória toda durou até o Século 19, quando o Rio Thu Bon (Cai River), que ligava Hoi An ao mar, sofreu um assoreamento e se tornou muito raso para a navegação. E então, a vizinha Da Nang, começou a tomar o lugar de Hoi An. Em 1916, uma ferrovia que ligava as duas cidades foi destruída por uma tempestade, e nunca foi reconstruída. Esse era o “fim ” de Hoi An. As pessoas se foram, os imóveis abandonados, permaneceu praticamente intacta por dezenas e dezenas de anos.

A história, a beleza e a sensação de um lugar perdido no tempo chamaram a atenção dos turistas que, aos poucos, foram lotando novamente Hoi An. Conhecida pela seda que produz ,normalmente mostram aos clientes o método de produção (do nascimento do bicho, passando pela produção da seda e finalizando no tecido pronto).

Halong Bay – É sem duvida um dos lugares mais incríveis do país – sendo tão representativo quanto os tradicionais chapéus cônicos dos vietnamitas ou até mesmo os campos de arroz.O nome da baía significa algo como “O Dragão que Desceu” e possui uma lenda curiosa por trás. A população do local conta que, há muito tempo, houve uma invasão dos chineses na tentativa de conquistar o território. Durante esse período, os moradores rezaram para seus Deuses, que prometeram enviar ajuda dos céus: uma família de dragões para proteger a região dos inimigos.

A mãe dragão teria então soltado inúmeras pérolas e jades pela boca, para conter os invasores. Essas pedras se transformaram em montanhas e, diante daquela maravilha, a mãe dos dragões decidiu não mais voltar para o céu, ficando com sua família em Halong Bay.

Imperdível fazer um cruzeiro de 1 ou 2 noites em um tradicional navio vietnamita, conhecidos como Junk, é a forma mais comum de conhecer a região .Foi uma experiência maravilhosa .

Hoi Chi Minh City - Maior e mais agitada do que Hanoi. Cheia de prédios altos, super avenidas, lojas de grife, e etc . Caotica como as cidades asiáticas , e aquela sensação de “pobreza” ou “sujeira”, mas isso fica até pequeno perto do tanto de restaurantes, das ruas e praças bonitas e do tanto de coisas legais para fazer.

Tem mais de 8 milhões de habitantes e quase todo mundo tem uma motocicleta. São 7.6 milhões de motos.Antes de se chamar oficialmente Ho Chi Minh City, a cidade se chamava Saigon .



HANOI

PRESS CLUB - 59A Ly Thai To | Hoan Kiem District, Hanoi, tel +84 4 3934 0888

Europeia - Francesa

Situado no coraçao do bairro antigo de Hanoi , restaurante e lounge francês , excelente menu e o La Plume Lounge oferece petiscos e coquetéis vietnamitas preparados por um mixologista.

LA BADIANE- 10 Nam Ngu | Hoan Kiem, tel +84 24 3942 4509

Francesa , Europeia

O La Badiane é uma agradável surpresa. O french-vietnamita é um dos melhores da cidade, o ambiente é aconchegante e de bom gosto. A comida é delicada e executa muito bem a cozinha fusion.

CLUB OPERA NOVEL - 17 Trang Tien Street | Hoan Kiem District, tel +84 4 3972 8001

Asiática, Vietnamita

É uma experiência sofisticada que define o padrão da autêntica culinária vietnamita .Tradicional porem refinado , especialidades como os crocantes rolinhos primavera e Banh Khoi

LY CLUB HANOI- 4 Le Phung Hieu Street | French Quarter, tel +84 24 3936 3069

Asiática, Vietnamita, Internacional

Uma seleção diversificada da cozinha vietnamita, asiatica e europeia , o Ly Club tem algo para todos. Excelente

MADAME HIEN | 15 Chan Cam Street, Hoan Kiem District, tel +84 24 3938 1588

Vietnamita,

Otimo restaurante , com pratos incríveis , espaço agradavel com um bom serviço e com comida tradicional com toque de chefe.

NGON VILLA HANOI | 10 Tong Duy Tan, Hang Bong, Hoan Kiem, tel +84 24 3221 2222

Vietnamita

Ótima opção em Hanoi, agrada a todos os paladares, principalmente quem quer arriscar, não olhar o cardápio e pedir uma sugestão .Top!!! Drinks? Super bem feitos!!!

WILD RICE | 6 Ngo Thi Nham Street, Phan Chu Trinh Ward, tel +84 4 3943 8896

Asiatico, Vietnamita

Autentica culinária Vietnamita contemporânea em uma casa de estilo colonial , oferece uma ampla seleção de pratos ,apresentando uma combinação rica e exótica de sabores da alta gastronomia.

HOI AN

MORNING GLORY | 106 Nguyen Thai Hoc St, tel +84 235 2241 555

Vietnamita

Servindo uma grande variedade de clássicos vietnamitas, é um destaque culinário em qualquer visita a Hoi An. Delicioso jantar. Recomendo a quem quiser conhecer a comida local! Se forem em grupo, peçam vários pratos e dividam!

BROTHER’S CAFÉ | 27-29 Dưong Phan Boi Chau, Cam Chau, tel +84 98 291 41 50

Asiática, Vietnamita

Situado e uma casa colonial construida em 1921, oferece uma excelente seleção de culinária em um ambiente elegante na beira do rio . Com especialidades locais e clássicos vietnamitas , o menu inclui bolinhos de rosas brancas e o prato de macarrão local de Hoi An , o Calau.

MANGO MANGO | 45 Nguyen Phuc Chu, tel +84 90 533 38 06

Asiática, Vietnamita

Ambiente bem agradável e comida deliciosa! Misturam a cozinha tradicional com moderna. Peça para sentar na varanda e admirar sua refeição vendo o movimento da cidade.

HOME HOI AN | 112 Nguyen Thai Học, Old Town, Ancient Town, tel +84 235 3926 668

Vietnamita

Este restaurante reflete o caracter sofisticado de sua cidade encantadora . Situado em uma elegante casa em estilo Frances , serve uma variedade de especialidades Hoi bem apresentadas , como Mi Quang (prato típico de macarrão da região de Quang).



 
 
Vietnam



 



Este BLOG foi feito por nossa equipe de Travel Expert.
Entre em contato clicando na imagem abaixo: