Rota romântica Alemã



Uma das viagens mais lindas e apaixonantes que fiz foi pela Rota Romântica da Alemanha. Por incrível que pareça, este roteiro, assim como o país, nunca me atraiu, mas descobri que viajar pela Alemanha é incrível!

Começamos a viagem por Düsseldorf, que tínhamos curiosidade de conhecer e adoramos. Em um dos dias em que ficamos hospedados lá, fomos de trem para Colônia, bem pertinho, para visitar a sua bela catedral.

Retornamos a Düsseldorf e seguimos de carro todo o percurso, que acho fundamental, por serem várias cidadezinhas pelo caminho, cada uma mais apaixonante que a outra. A minha preferida é Rotheburg O.D.T.
Uma das características mais bacanas dessa viagem é poder passar por vilas medievais, conhecer histórias e cenários diferentes na Alemanha e, principalmente, saborear a farta cozinha da Baviera.

O roteiro liga Würzburg, que fica um pouco abaixo do meio da Alemanha, a Füssen. São 400 km e a paisagem muda totalmente: vales de rios, terra fértil, florestas, prados e finalmente as montanhas. Würzburg e o vinho, o vale do Tauber e Rothenburg, o Ries, o campo Lech, o Pfaffenwinkel e os castelos reais.

A estrada é toda sinalizada com placas marrons, que ligam as cidades turísticas da rota.

Quem viaja de bicicleta pode pedalar de Würzburg até Füssen, na ciclovia de longa distância e sinalizada da Rota Romântica, orientando-se pelas placas verdes que se encontram neste percurso de 460 km.

As placas azuis assinalam os percursos pedonais de caminhadas de longa distância, com quase 500 km, para os que gostam de andar a pé.

O nome de Rota Romântica expressa o que sentem os muitos visitantes ao verem as cidades medievais ou os castelos, fascinação e regresso a tempos antigos. Muitos poetas românticos alemães dos séculos XVIII e XIX encontraram nas cidadezinhas da “rota” sua inspiração. Não só eles, na verdade: Walt Disney também se inspirou por lá. O Castelo de Neuschwanstein, nos arredores de Füssen, é o “ponto de partida” do Castelo da Cinderela – e a cidade de Rothenburg, por sua vez, o inspirou na criação de Pinóquio.

Existem várias maneiras de você aproveitar: percorrendo o roteiro completo que tem cerca de 30 cidades, visitando apenas algumas cidades-chave ou combinando com outras regiões da Alemanha ou de países vizinhos.
Rothenburg ob der Tauber, Dinkelsbühl e Augsburg, além de Würzburg e Füssen, são as principais cidades ao longo da rota.

A rota pode ser feita em qualquer uma das quatro estações. Para encontrar festas e festivais, no entanto, vá entre junho e setembro (os meses mais quentes), ou do fim de novembro à antevéspera do Natal (para pegar os mercados natalinos). Fizemos a viagem na Primavera com tudo florido, lindo!

Para quem não quer dirigir, existem outras opções. Dá para viajar de trem, usando o Bayern Ticket - mas tenha em mente que os trens são lentos e os trajetos costumam envolver uma ou duas baldeações, algumas vezes, em combinação com ônibus locais.

Existe também um ônibus turístico, o Romantic Road Coach, que opera de abril a outubro no esquema "hop-on/hop off": toda manhã partem dois ônibus: um de Frankfurt em direção a Munique e outro de Munique em direção a Frankfurt, passando por várias cidades onde você pode descer ou subir. Como a passagem vale por seis meses, você pode quebrar a rota em vários dias.



 
 




Rota romântica Alemã



Este BLOG foi feito por nossa equipe de Travel Expert.
Entre em contato clicando na imagem abaixo: