Champagne



 
 
Dom Pérignon, um monge beneditino do século XVII que habitava a região, foi quem recebeu o crédito de ter descoberto la méthode champenoise (o método de fabricação do champagne). "Estou bebendo estrelas!", ele teria dito ao saborear o primeiro espumante a ser produzido. Vinhos desse tipo podem vir de qualquer lugar do mundo, mas champagne só pode vir de de Champagne, uma região de 27000ha coberta de vinhedos. A única grande cidade nessa área cheia de colinas é Reims, conhecida pela Catedral Notre-Dame, onde foram coroados 37 reis da França e que hoje em dia é mais visitada por causa dos vitrais de Chagall e por sua fachada do século XIII, de proporções perfeitas e repleta de esculturas.

Nas casas produtoras de vinho, os amantes dessa bebida logo descem as escadas que levam ao labirinto da caves, ou adegas, onde todos os dias os remueurs viram pacientemente milhões de garrafas nas quais o vinho amadurece, girando a cada vez os centímetros necessários para que sua qualidade não se perca ao longo do processo (cerca de 220.000.000 de garrafas são fabricadas anualmente).

Das cerca de 100 casas produtoras de champagne, as marcas mais famosas (Möet et Chandon, a maior delas: Taittinger, Mumm, que pertence à Seagram; Veuve Vlicquot-Ponsardin; e Perrier-Jouët) oferecem visitas guiadas e degustações que são ao mesmo tempo instrutivas e divertidas. Pommery talvez seja a propriedade mais bem cuidada e impressionante, com 17km de adegas no subsolo. As espetaculares galerias, escavadas por gaulesesromanosda Antiguidade, foram usadas como hospitais, escolas e abrigos durante as duas guerras mundiais.

Enquanto você estiver em Champagne, não deixe de poupar sua carteira e seu apetite para uma refeição no mundialmente conhecido Les Crayères (que tem o nome das seculares caves em que o champagne é envelhecido). Líder do renascimento dos restaurantese na região desde a sua chegada ali em 1983, o ex-chef e proprietário Gerard Boyer fundou e administrou, com sua mulher, Elyane, um dos hóteis-restaurantes mais especiais da França até sua partida em 2004. Localizado em meio a uma linda e preservada paisagem, esse cháteau da virada do século já foi propriedade da princesa de Polignac (uma ancestral da família Pommery).

A carta de vinhos,que inclui mais de 200 tipos de espumantes, rende homenagem à herança de Reims. Esse é o tipo de experiência que se tranforma numa ocasião especiail, um flerte com o luxo, num ambiente em lustres ornamentais iluminam de maneira mágica um cenário tão grandioso quanto a culinária da casa. Decorados com elegância, os quartos - alguns com vista para as torres da catedral gótica - são o máximo da suntuosidade nos Les Crayères, uma oportunidade para você prolongar a sensação de sonho para além do jantar. Esses aposentos também indicam que os motoristas responsáveis não precisam praticar a abstinência.

Ou o sensacional L''Assiette Champenoise, que fica em Tinqueux, nos arrabaldes da cidade. O prédio é um velho casarão construído no século XIX em meio a um parque fechado. Desfruta-se ali, além do conforto, da melhor gastronomia de toda a Champagne sem precisar sair do hotel, já que estamos também na sede do restaurante do festejado chef Arnaud Lallement.




A colheita começa tradicionalmente em meados de Set, e dura de 2 a 3 semanas, mas o período pode mudar por causa do clima.

As grandes maisons de Champagne ficam abertas à visitação o ano inteiro, ainda que fora da temporada fechem 1 ou 2 dias por semana. A época tradicional para se conhecer a região é Mai-Out. Essa área não sofre uma invasão tão grande de turistas como acontece com outras partes da França no verão, mas fica um tanto lúgubre no inverno, a não ser em 22 de Jan., na Festa de São Vicente, santo padroeiro dos viticultores.


Racine - 6 Place Godinot , 51100 Reims Tel + 33 3 26351695

É uma maravilha, sua estrela Michelin bem merecida. Pratos incrivelmente arranjados, deliciosas explosões de sabor, ambiente agradável e ótimos vinhos para acompanhar .

Le Parc Restaurant Les Crayeres - 64 Boulevard Henry Vasnier , Reims Tel + 33 3 2629 90 00

Restaurante duas estrelas Michelin, com o menu cuidadosamente preparados e harmonizados com uma seleção de vinhos extremamente adequados

Chez Nous - 32 Avenue d´Epernay , Reims Tel +33 3 26 84 05 09

Restaurante charmosos , tipico frances , muito bom

L´Assiette Champenoise - 40 Avenue Paul Vaillant Couturier , Tinqueux , Tel + 33 3 26 84 64 6

Restaurante impecável. Os pratos são dignos de um Michelin 3 estrelas, com uma culinária orgânica, minimalista, repleta de aromas, sabores e texturas. Um caro que vale a pena .

Listas de Champagnes:

Veuve Clicquot Ponsardin -www.veuve-clicquot.com
Piper Heidsieck -www.piper-heidsieck.com
Pommery - www.pommery.fr
G.H. Mumm -www.mumm.com
Taittinger -www.taittinger.com
Moët & Chandon -www.moet.com
Bollinger -www.champagne-bollinger.fr
Perrier-Jouët - www.perrier-jouet.com
Mercier - www.champagnemercier.com
Pol Roger - www.polroger.com
Lanson -www.lanson.fr
Ruinart -www.ruinart.com
Deutz -www.champagne-deutz.com
Ayala - www.champagne-ayala.fr
Gosset - www.champagne-gosset.com















Este BLOG foi feito por nossa equipe de Travel Expert.
Entre em contato clicando na imagem abaixo: