Santiago de Compostela



A simples menção do nome dessa cidade da Espanha dispara nas pessoas idéias mais diferentes. De que se trata de um lugar místico ou extremamente religioso. Ou de chegar até lá é privilegio dos bruxos ou peregrinos. Bem , Santiago de Compostela é um pouco de tudo isso .Mas é também um lugar turístico . Lotada de visitantes , com muitos estudantes nas ruas , com bares e restaurantes que funcionam até altas horas , café que não fecham nunca , muita bêbeda alcoólica e todo tipo de musica.

A historia desta cidade começa com uma viagem de um dos apóstolos de Cristo , o Tiago. Conta-se que no ano de 38, ele saiu em missão evangelizadora e alcançou a Galícia . Seis anos depois , de volta a Palestina , morreu decapitado por Herodes. Seus seguidores carregaram a urna mortuária até uma embarcação que , guiada por um anjo navegou de volta para Galicia. Mas o tumulo só foi descoberto em 813. E então começaram as peregrinações.

Em torno do túmulo e também ao longo de todo caminho percorrido pelo apóstolo em sua andança , surgiram hospitais para socorrer andarilhos, igrejas , monastérios , hospedarias e comércios de todo o tipo. Algumas destas paragens transformaram-se em grandes cidades como Ponteferrada , Léon , Burgos e Pamplona. Outras permaneceram mais ou menos iguais ao que eram nos tempos medievais . Santiago , com pouco mais de 100 mil habitantes , é tida como a terceira cidade de peregrinação do mundo cristão , depois de Jerusalém e Roma.

Santiago tem a cidade velha e a cidade antiga . Os visitantes só precisam conhecer o Casco Viéjo,caminhando por ruas estreitas onde carro não entra, com prédios assobradados de estilo barroco e neoclássico, descobrem-se monumentos como o Monastério de San Martin Pinario , o Hostal de los Tres Reyes Católicos , praças como a de Quintana e, especialmente, a das Platerías , junto à Catedral .

As pedras da Catedral de Santiago começaram a ser assentadas em 1075. Na entrada sob o Pórtico da Gloria , os visitantes fazem fila para tocar a coluna central e proferir “ eu creio” .

É impressionante por causa deste gesto sagrado, tantas vezes repetido , o mármore esta totalmente desgastado , com a marca profunda dos dedos dos fieis .




Caminho de Santiago de Compostela

O Caminho de Santiago é formado por um conjunto de rotas situadas na Europa. Existem inúmeras possibilidades, muitas rotas de peregrinação que vão até Santiago de Compostela

As rotas podem ser feitas de acordo com a sua preferência e disponibilidade, você começa e termina aonde quiser. Não há um ponto de partida único, apenas alguns inícios que chamam de “clássicos”, aquela cidade onde a maioria dos peregrinos começa a caminhar.

Os peregrinos que percorrem pelo menos 100 km a pé ou 200 km de bicicleta têm direito a ganhar a Compostela, um certificado dizendo que você fez o Caminho de Santiago.

A rota mais popular e com mais estrutura para receber os caminhantes é o Caminho Francês. O início clássico é em Saint-Jean-Pied-de-Port, na França. São quase 800 km até Santiago de Compostela, que podem ser percorridos em pouco mais de 30 dias.

Reza a lenda que todo peregrino que chegava em Santiago de Compostela, ia para Finisterra para pegar uma concha do mar, também chamada de Vieira, para provar que ali estivera.

A concha de vieira, facilmente encontrada nas costas da Galiza, é desde há muito tempo o símbolo do Caminho de Santiago e dos seus peregrinos. A concha de vieira também é uma metáfora. Os sulcos radiantes na concha, que se juntam num só ponto, representam as várias rotas usadas pelos peregrinos, que acabavam por chegar todos ao mesmo destino .

A concha tinha também utilidade prática para os peregrinos, pois tem o tamanho adequado para tirar e beber água das fontes e para servir como tigela de comida.

Tradicionalmente, a vieira é pendurada no chapéu, outro artefato típico do peregrino, ou então na roupa. É comum todos os peregrinos ostentarem a sua concha , virou o símbolo.

Ficamos hospedados fora do centro histórico , em uma área sossegada, a 13 minutos a pé da Praça do Obradoiro e da catedral.

Se você gosta de frio , vá entre outubro e novembro , ou fevereiro e março , evite dezembro e janeiro pode nevar e a viagem tem de ser interrompida . Viajamos em abril , tempo maravilhoso.




Restaurante Dos Reis , é lindíssimo , faz parte de um parador histórico, com mais de 500 anos de história, isso por si só já vale a visita, no entanto, o ambiente é maravilhoso, você se sente voltando no tempo. Localizado em frente a catedral .

Casa Marcelo Show ! cozinha ao vivo.... comida simplesmente fantástica elaborada na hora em frente ao nossos olhos. Perfeito!!





Santiago de Compostela



 
 


Este BLOG foi feito por nossa equipe de Travel Expert.
Entre em contato clicando na imagem abaixo: