Provença

 

Pense em um lugar com estradas cercadas de perfumadas plantações de lavanda, que levam a atrações naturais e históricas de encher os olhos. No caminho, você se delicia com a culinária rica em ervas, azeites e frutos do mar. Esta região, banhada pelo mediterrâneo, é uma das mais interessantes do país e faz parte do território francês Provence-Alpes-Côte D’Azur, localizado no sudoeste.

Com uma forte presença da herança dos romanos, especialmente na arquitetura, a Provença se orgulha de suas tradições mais recentes. Outra característica é a variedade de cidades e atrações turísticas. O coração da Provença engloba cidades como Arles, Saint-Rémy-de-Provence, Gordes, Le-Baux-de-Provence e Avignon. Esta última, a cidade dos papas, foi sede do vaticano durante sete papados consecutivos. E ainda Aix-en-Provence conhecida como a cidade natal de Paul Cézane, um dos maiores artistas do impressionismo.

Um mundo de cheiros domina a Provença. Entre flores e ervas, a maior estrela é a lavanda. Em boa parte do ano, com exceção do inverno, a paisagem é dominada por um infinito lilás. É lá, em Manosque, a sede da marca de cosméticos L’Occitane.


 
 

Marselha- É um destino riquíssimo quando o assunto é cultura.Segunda maior cidade do país, é uma das mais antigas da Europa, com 2.600 anos de história.

O Vieux-Port, um dos principais pontos turísticos da cidade, é cercado por um calçadão com restaurantes, bares e lojas de souvenirs - La Canebière, a rua mais famosa da cidade. No topo da colina, a Basílica de NotreDame de La Garde, em estilo romano bizantino, abençoa a cidade que fica a seus pés, lembrando a todos que a cidadeé porta de entrada do oriente.



Aix-en-Provence
– Pequena e charmosa, foi por muitos anos a capital histórica da Provença e, por conta desse passado histórico, a cidade é lotada de esculturas, monumentos e uma infinidade de fontes espalhadas por todo seu território. A principal delas, está localizada na região central ,a Fontaine de La Rotonde. Ao caminhar pelas ruas do centro antigo , procure pequenas placas de metal no chão grifadas “Cézanne”, elas indicam os passos de Paul Cézanne, nascido na cidade e orgulho dos moradores provençais. São 32paradas que ganharam destaque em 2006, no seu centenário.


Avignon – À beira do rio Rhône, Avignon é muito conhecida devido ao Palácio dos Papas, sua principal atração. A Place de l’ Horloge, a Ópera e a prefeitura, ficam no grande ponto de encontro da cidade, com seus bares e cafés com mesas na calçada. Não deixe de fazer um passeio por uma das belezas da arquitetura medieval, a famosa Ponte de Avignon. O visual do Rio Rhône através de seus campos, acima das fortalezas, é imperdível!!!


Le-Baux-de-Provence– Éum cenário típico de conto de fadas. A aldeia,é realmente encantadora. As paredes rochosas, de mais de 900 metros de altura, trazem um contraste com a planície verde do local.Diz a lenda que os duques mais poderosos da França viviam pelas vielas da cidade no século XI. Visitando as ruínas do castelo, é possível ver os canhões de guerra e as armaduras dos cavaleiros. Os nobres da região foram derrotados no século XV, o que acabou deixando um rastro de destruição no local.


Saint-Rémy-de-Provence Nas bonitas colinas da Provença, a elegante cidadezinha de Saint-Rémy-de-Provence encanta com suas avenidas alinhadas com plátanos, charmosas ruas cheias de lojas, cafés e restaurantes e a Place de La République, muito animada nos dias de mercado. Em 1921, a cidade ganhou fama quando arqueólogos escavaram as ruínas romanas da antiga cidade de Glanum. Impressionante!!


Gordes – Esta aldeia é a que mais atrai visitantes na região. Dominada por um Chateau do século 16, belíssima, localizada no alto da montanha para se proteger das constantes invasões ao longo dos séculos. Imperdivel passear pelas ruelas de pedras e apreciar a vista para o vale do Lubéron. Local de filmagem do famoso filme “Um bom Ano” com Russel Crowe.


Arles – É a cidade mais romana da Provença. Foi fundada por Júlio Cesar em 46 a.C. As arenas e o imenso anfiteatro oval já valem o passeio. Em 1888 Van Gogh passou a viver na cidade e acabou pintando-a em suas obras.


Feiras de ruaAs feiras de rua constituem uma verdadeira instituição na Provence. É possível comprar de tudo: dos clássicos sabonetes de lavandaa queijos, vinhos, azeites, azeitonas e geleias. Nos centros de informação ao turista, tem os dias e horários das feiras nas cidades mais próximas .




Aix-en-Provence

Restaurant Le Art – Localizado nomaravilhoso Chateau de La Gaude. Por meio dos sabores e perfumes dos seus pratos contemporâneos, o Chef francês promete trazer a beleza, a vibração e a personalidade da região da Provence.

Les Caves Henri IV by Le Formal - Dentro de uma antiga adega, verdadeira cozinha provençal.


StRemy de Provence

L’Auberge de Saint RémyMaravilhosa cozinha mediterrânea, com cada prato repleto de vários sabores diferentes. Excepcional!


Avignon

Le MirandeAgradável e elegante restaurante, situado ao lado do Palácio dos Papas. Cardápio repleto de opções criativas e saborosas, preparadas com produtos orgânicos das fazendas locais.


 






Provença
 


Este BLOG foi feito por nossa equipe de Travel Expert.
Entre em contato clicando na imagem abaixo: