Croácia




A Croácia é um país de sonhos em uma região da Europa repleta de belezas naturais e de grande riqueza cultural. Cada região, cada cidade, muito para contar e possui características especiais. Seus diversos parques nacionais e parques naturais são outro atrativo imperdível. O mais famoso é o Parque Nacional Plitvice repleto de lagos de cores que vão do azul turquesa ao verde esmeralda e de lindas cachoeiras, mas existem outros para quem gosta de caminhar e realizar passeios mais ativos
.

Com uma área de 56.542km quadrados, a Croácia tem uma população de cerca de 4.535.000habitantes, com uma media de 80 habitantes por quilometro quadrado. Desde o rompimento com a antiga Iugoslávia e a independência croata, o país faz fronteira com a Eslovênia, Hungria, Bósnia-Herzegovina e Sérvia e Montenegro.

Embora não seja um país grande, tem uma larga variedade de paisagens naturais e construídas. Em termos topográficos, o país é formado por três tipos de terreno. Uma grande parte é montanhosa, com picos de até 2.000 metros de altura, e recoberta de florestas e pastos. A costa da Croácia tem quase 600km de extensão, porém mais de 2.000km quando o litoral recortado é levado em conta, e o dobro disso quando as mais de mil ilhas são incluídas.

Com elos estreitos com o antigo Império Austríaco, o norte tem campanários, igrejas e edifícios barrocos do século 19 de aparência vienense. O leste marca o inicio da planície húngara, com rios amplos e casas de tetos pitorescos. Bem diferente, a costa adriática tem um litoral recortado e repleto de belas ilhas. As cidades costeiras refletem a multicentenária cultura veneziana, com igrejas, mosteiros, palácios e fortes que mostram o esplendor do final da Idade Média e a grandeza do período renascentista.

A Dalmácia é a região mais visitada da Croácia. Com suas praias maravilhosas, ilhas desertas e esplêndidas cidades desta região do Adriático. Com o resultado das relações e do comercio com a Itália, uma cultura adriática floresceu por aqui, dando à Dalmácia um ar italiano.

Split

Estaleiros, fabricas e um porto movimentado formam a face moderna de Split , que teve uma expansão vigorosa após a segunda Guerra Mundial. Seu centro antigo, porem, ainda é pleno de charme, tendo crescido dentro e ao redor do vasto palácio do imperador Diocleciano, um dos maiores e mais bem preservados do mundo romano. Além do Palácio de Diocleciano, que vale uma visita, Splittem muitas atrações históricas e Artísticas. Como o Portão de Ouro, Museu de Split, Batistério de São João, Portão de Latão, Portão de Ferro, Praça do Povo.

Hvar

Chegando de ferry de Split, o porto e o Stari Grad, leva 30 minutos ate chegar ao centro histórico , paisagens deslumbrantes , montanhas de pedras sobre o mar azul turquesa. Alem de maravilhosos campos de lavanda. Na chegada ao hotel a vista e impressionante, um mar indescritível. Lugar ideal para os amantes de praia. Tesouros artísticos, clima brando, e campos de lavanda perfumada fazem desta ilha uma das jóias do Adriático. É uma das cidades mais visitadas da costa dálmata, devido aos tesouros que seus muros abrigam. Tem uma longa tradição de arte e cultura, e aqui foi construídos um dos primeiros teatros da Europa. Os edifícios mais importantes ficam em três lados da praça principal, já que o quarto é aberto ao mar. A catedral renascentista de Santo Estevão tem um frontão trifoliado e um campanário do século 17 ao lado. Cheia de butiques, artesanatos (coral e pérolas de água doce, preços ótimos), restaurantes de moda com frutos do mar grelhados, ótimas massas e lógico sorvetes bem italianos.

Dubrovnik

Impossível ir a Dubrovnik e não se apaixonar por esta maravilhosa cidade, Patrimônio Mundial da UNESCO. Muralhas imponentes e bem conservadas, arquitetura medieval, renascentista, barroca, o mar Adriático deslumbrante e ruelas cheias de restaurantes charmosos. Não é a toa que a cidade é apelidada de“pérola do Adriático”.

Do outono de 1991 a maio de 1992, Dubrovnik foi alvo de bombardeios pesados e incessantes por parte de tropas iugoslavas. Neste período mais de 2mil bombas e mísseis guiados caíram sobre a cidade, danificando alguns dos símbolos mais significativos da cultura dálmata. A Unesco e a União Europeia formaram uma comissão especial para areconstrução.

Os muros são o símbolo de Dubrovnik, oferecem vistas esplendidas da passarela dos guardas. Tem 1.940 metros de extensão e em algumas partes atingem uma altura de 25 metros. Os voltados para o interior tem até 6metros de largura e são reforçados por um muro externo com dez bastiões semi circulares.

Outras torres e o Forte de São João defendem a parte voltada para o Adriático e o porto. Completando as defesas leste e oeste da cidade há duas fortalezas: a Revelin e a fortaleza de Lovrjenac.

Outras atrações são: Portão Pile, Torre Minceta, Portão Ploce, Grande Fonte de Onofrio, Mosteiro Franciscano, Stradun, Praça da Galeria, Palacio Sponza, Palacio do Reitor e Catedral e Tesouro.

Muitas cenas de Game of Thrones são filmadas em Dubrovnik, principalmente as famosas muralhas, existem varias lojinhas vendendo todos os produtos da serie mais famosa do mundo.

Existem muitos restaurantes pequenos, o ideal é passear pela avenida beira-mar a “Riva” e dar uma olhada nos restaurantes, o hotel do mesmo nome é onde tem badalo a noite.

Zagreb

Capital da Croácia, Zagreb também é o centro da vida política, econômica e cultural do país. Cercada por matas e parques, a cidade fica entre as encostas do monte Medvednica, ao norte, e o rio Sava, ao sul. Situada no meio da Croácia continental esta cidade do centro da Europa é um ponto de confluência entre o leste e o oeste europeu. A cidade se divide em dois grandes setores: a parte antiga (Gornji Grad ou Cidade Alta), que inclui os dois distritos de Gradec e Kaptol, situados nas colinas, e a área moderna (Donji Grad ou Cidade Baixa), na planície. A grande praça dedicada ao governador croata Jelacic, é onde as cidades se encontram. A cidade antiga sedia os principais centros de poder religioso, político e administrativo. A cidade antiga dentro da muralha e de uma beleza indescritível. Prédios lindos, igrejas e ainda a rua principal a Plaka toda calcada com mármore, limpíssima. Ladeada por bares e cafés lotados e o popular ponto de encontro noturno de locais e turistas.

A gastronomia rica em peixes, frutos do mar, ostras e deliciosos doces, é um atrativo a parte


 

Nautika | Brsalje ulica 3, 20000, Dubrovnik, Croácia - Tel 00385 20 442 526

Excelente restaurante de frutos do mar , autentica cozinha Dalmata . No ultimo ano foi eleito pela revista Conde Nast Traveller como o sexto restaurante mais romântico do mundo.

Zori Restaurant | Ulica Palmizhana 19 Hvar Tel + 385 91 322 2227

Este restaurante e imperdível para quem gosta de boa comida, lugar agradável e atendimento impecável.

Restaurant Dubrovnik | Marojice Kaboje 5 Dubrovnik Tel + 385 99 258 5871

Restaurante localizado no centro da cidade velha, com as mesas no terraço superior, ao ar livre. Maravilhoso e

ótima para jantar romântico, excelente comida

Restaurant 360 | Sv Dominika 88 Dubrovink Tel + 385 20 322 222

Restaurante sofisticado, com uma vista maravilhosa, atendimento perfeito e a comida espetacular.Á noite e a iluminação, a decoração moderna contrastando com as paredes de pedra originais da muralha deixaram o ambiente incrível

Gradska Kavana Arsenal | Pred Dvorom 1, Dubrovnik Tel + 385 20 321 202

O restaurante fica dentro da muralha na cidade antiga. Tem um ambiente muito agradável, fresco, bonito e leve. A comida é uma delícia (frutos do mar)

Posat | UZ Posat 1 Dubrovnik Tel +385 20 421 94

Cozinha mediterrânea. Frutos do mar grelhados, muito bom!

Obs.: O Bar do Hotel Excelsior tem uma vista maravilhosa da cidade toda murada, vale a pena um drink ao final da tarde.

Divino | Shetalishte Put Krizha 11 Hvar Tel + 385 91 437 7777

Ótimo atendimento, comida maravilhosa e localização perfeita! Vale a visita! Otima dica o menu degustação com harmonização de vinhos locais!

Konoba Menego | Ulica Kroz Grodu 26 Hvar Tel + 385 21 717 411

Ótimo para provar da culinária local. O ambiente tem o charme da simplicidade


 
Croácia




 


Este BLOG foi feito por nossa equipe de Travel Expert.
Entre em contato clicando na imagem abaixo: